Prefeita inaugura novas instalações do laboratório e reforma da ETA

Nova iluminação e reestruturação da parte externa da ETA

A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva inaugurou, no dia 21 de fevereiro, o novo Laboratório de análises de qualidade  e também a reforma geral das dependências da Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE. O evento contou com a presença dos Secretários Municipais, Servidores do SAAE e representantes da população. Segundo o Diretor do SAAE, Vicente Coutinho, essa inauguração é o início de uma nova era para essa Autarquia,  sendo que há décadas a ETA não é contemplada com melhorias.

Servidores, Direção, Prefeita Dra Marlene e o vice Roger Medeiros - Novos Tempos para o SAAE

A atual Diretoria conseguiu, em menos de dois meses, realizar um pedido antigo dos Servidores, que se trata da melhoria das condições de iluminação do local,  beneficiando o desempenho de suas funções. Toda a parte externa da Estação, bem como, os reservatórios de água ganharam nova iluminação, facilitando o trabalho e a circulação dos Servidores. De acordo com a Direção,  o arrojo administrativo que está sendo implantado no SAAE,  contribuirá para que a qualidade dos serviços prestados sejam de excelência e que atenda as necessidades dos consumidores. A urbanização da Estação,  com a remodelação dos jardins,  construção e ampliação do laboratório microbiológico, pintura da ETA e, todos os equipamentos foram restaurados com a supervisão do servidor Marcos Keller Pereira, chefe do tratamento de água. Também foram adquiridos pela atual gestão equipamentos de proteção coletiva EPC, sinalização de segurança e placas indicativas para orientar os funcionários sobre a segurança e saúde no trabalho, sob a supervisão  da Técnica em Segurança, Fábia Angélica Batista. Segundo Sebastião Carvalho Filho, servidor do SAAE há 30 anos, atualmente a ETA  recebe do Manancial Rio Quebra Anzol uma vazão de 102 L/s, tratando em torno de 4000 m³/dia, abastecendo uma população de 25.000 habitantes, segundo dados do IBGE. A Estação atualmente é composta por um tratamento convencional com as seguintes etapas: Vertedor Parshall, Floculação, Decantação, Filtração, Cloração para a desinfecção e fluoretação para a prevenção da cárie dentária, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT. Os produtos químicos utilizados no tratamento são: sulfato de alumínio, cal hidratada, cloro e ácido fluossílicico. O tratamento é monitorado por um controle operacional de análises físicos, químicas e bacteriológicas. As análises cotidianas são realizadas pelo SAAE e outras terceirizadas, pois necessitam de equipamentos mais complexos. Os operadores são capacitados para a realização operacional. O SAAE trabalha de acordos com as portarias do Ministério da Saúde e da ABNT no que diz respeito ao controle da qualidade da água. O Diretor Vicente Coutinho convida todos os ibiaenses a conhecerem as novas instalações da ETA e frisa que o dinheiro do SAAE está sendo usado nas melhorias dos serviços, bem como, na conservação dos seus bens. (Reportagem: Jornal JAP)